twitter
rss

Hoje comemora-se o dia Internacional do livro, e quem melhor que um bibliotecário para nos falar sobre este diaque já se celebra desde 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes.
Assim sendo, convidamos o nosso querido professor Abílio, professor bibliotecário, que, se prontificou a vir contar-nos, na sua forma muito singular e caricata, uma "estória" para assinalar tão preciosa data.

Começou por nos falar na autora, Margaret Mahy, que era  neozelandesa (quer dizer da Novazelândia, que fica nos antípodas de Portugal, palavra cara que o professor Abílio nos explicou que quer dizer que fica do lado oposto do nosso país).
Ora Margaret Mahy escreveu a obra "O rapto da bibliotecária", o que não podia ser mais apropriado pois os bibliotecários, na nossa opinião, sabem tudo de livros, e hoje é dia do livro.


Foi de forma divertida que o professor Abílio nos contou a história de uma bibliotecária que é sequestrada por um grupo de bandidos que pretendem obter um resgate, e com os quais esta vive algumas aventuras, desde um contagiante sarampo que leva os mauzes a gostar de ler ao final romântico em que todos se tornam bonzinhos e bibliotecários muito cultos.











Depois de tão divertido "Tempo d'estórias" ainda houve um tempinho para fazermos uma "brevíssima viagem em torno do livro", onde aprendemos variadíssimoas curiosidades sobre como surgiram os livros, os tipos de livros que foram aparecendo ao longo dos tempos, os diversos suportes que foram usados para escrever e aprendemos que os nossos livros de escola são Codex.

Obrigado Professor Abílio, por partilhar connosco um pouco da sua imensa sabedoria!!!!

0 comentários:

Postar um comentário