twitter
rss



























“No dia 13 de março de 2013 a turma J5 e a turma J2 da escola E.B.1 da Junqueira, foi visitar o museu Amadeu De Souza Cardoso em Amarante. Lá aprenderam que o museu em tempos passou por ser mosteiro, por biblioteca, por escola e agora museu.
         Ao entrarem dentro do edifício descobriram que para além de Amadeo de Souza Cardoso haviam vários artistas plásticos, dois deles eram António Carneiro, o mais velho, e Caciano Lino. António Carneiro pintava momentos Históricos da história de Portugal, já Caciano Lino pintava, mas ele não pintava tal qual porque dava o seu sentimento à arte que ele pintava, eram os dois muito diferentes mas Amadeo de Souza Cardoso era ainda mais diferente.         
Amadeo de Souza Cardoso tinha nascido a 14 de Novembro de 1887 em Manhufe, situado na freguesia de Mancelos.
         Amadeo tinha uma família rica, seus pais queriam que ele fosse para médico, advogado, engenheiro etc. Mas Amadeu não o queria, com a ajuda dos seus familiares convenceu os pais a ir para Paris, mas não conseguiu continuar o seu curso de arquitecto, então, decidiu ir pintar com a ajuda de artistas em ateliers, experimentou todo o tipo de pintura: arte moderna, cubismo, impressionismo, caricatura, futurismo…
Nas suas obras Amadeu brincava com as cores.
A certa altura fez uma exposição, mas as pessoas não percebiam as suas obras. Um pintor famoso chamado Almada Negreiros reconheceu bem e tentou torná-lo conhecido, só 32 anos depois da morte de Amadeu é que passou a ser reconhecido por todos.”
Notícia da jornalista Beatriz

-->
Amadeo  de Souza Cardoso
Já estamos a preparar a visita ao museu Amadeo Souza Cardoso, em Amarante . Esta visita, inserida no âmbito do Projeto de Educação Estética e Artística, tem como objetivo vermos as obras que temos vindo a ver nas aulas.
Começamos esta preparação com uma pesquisa sobre este artista português e escolhemos cada um de nós duas obras das quais gostamos.
Ficamos então a saber que:
Amadeo de Souza-Cardoso nasceu em Manhufe, freguesia de Mancelos, Amarante a 14 de Novembro de 1887 e faleceu em Espinho a 25 de Outubro de 1918.
Estudou no Liceu Nacional de Amarante e mais tarde em Coimbra. Em 1905 ingressou no curso preparatório de desenho na Academia Real de Belas-Artes, em Lisboa.
Pertencente à primeira geração de pintores modernistas portugueses, Amadeo de Souza-Cardoso destacou-se entre todos eles pela qualidade excecional da sua obra e pelo diálogo que estabeleceu com as vanguardas históricas do início do século XX.
A sua pintura articulou-se de modo aberto com movimentos como o cubismo o futurismo ou o expressionismo, atingindo em muitos momentos – e de modo sustentado na produção dos últimos anos, um nível em tudo equiparável à produção de topo da arte internacional sua contemporânea.
As suas obras foram expostas em vários países como Portugal, Franças, Espanha e Estados Unidos.
A morte aos 30 anos de idade ditou o fim abrupto de uma obra pictórica em plena maturidade e de uma carreira internacional promissora mas ainda em fase de afirmação. Amadeo ficaria longamente esquecido, dentro e, sobretudo, fora de Portugal e "só muito recentemente Amadeo de Souza-Cardoso começou o seu caminho de reconhecimento historiográfico".

As nossas obras favoritas:
















Observamos as obras no quadro interactivo e comentamos as escolhas dos colegas, a beleza das suas formas e cores e a grande versatilidade do autor.














-->
'Dripping' (os pingos), ou a arte de Pollock
Adoramos pintar. Hoje experimentamos a técnica dos pingos. Com o pincel deixamos cair sobre o papel pingos de várias cores. Vejam como ficou bonito:







Depois de termos feito este trabalho a nossa professora mostrou-nos algumas obras do pintor Jackson Pollock. Ficamos a saber que este artista plástico que pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock partia do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não usava pincéis. 





1 comentários:

  1. adorei fazer esta atividade.

Postar um comentário