twitter
rss


             Já está em marcha o nosso Projeto “Mona”, este projeto visa desenvolver as competências de escrita e estreitar a ligação escola-casa. Assim partindo de um boneco de trapo, os alunos, em trabalho conjunto com a família irão completando o boneco e contando a sua história.
             E assim demos início à história:
           “Era uma vez uma jovem rapariga cujo nome era Lara. Vivia com os pais numa floresta encantada e colorida do País das Flores.
A Lara era simpática, carinhosa e humilde e gostava muito de brincar com os seus amiguinhos que com ela viviam naquela floresta. 
Os seus cabelos…”
Cabe agora à Luana continuar a história. Vamos ver como se sai.

Estamos ansiosos para ver como será o cabelo da nossa Lara.





"Os seus cabelos eram louros e castanhos, muito compridos e tinha uma franja.
Eles eram mágicos. A Lara podia mudar de penteado quando quisesse!
Tinha um tereré no cabelo e duas tranças muito, muito bonitas.
Ela adorava o seu cabelo, com ele fazia bastantes coisas como: tererés, totós, tranças, punha ganchos, etc.
A  Lara tem um segredo (não o contem a ninguém…), quando alguém tem num problema, toca no seu cabelo lindo e perfumado e fica curado."
Luana



"Os olhos da Lara  eram grandes, azuis como o céu e muito brilhantes. Quando ela cortava o  seu longo cabelo as suas lágrimas adquiriam o poder curativo. Mas para isso acontecer a Lara tinha de chorar e ficar triste para a lágrima curar a pessoa que se sentisse mal."

Eduardo



“A Lara tinha umas bochechas gordinhas , o que a fazia muito fofinha. Os seus lábios eram muito giros, eram finos .
Lara quando se envergonhava ficava toda vermelha. Sabem, a Lara na escola era conhecida como Larinha.  ”
Daniela Sofia
 
"A Lara tinha um nariz também ele muito especial, quando espirrava deitava um pó pelo nariz. Mas não era um pó normal, era pó de fada!

Quando esse pó ia para as plantas, as plantas começavam a florir.

Assim, na floresta era sempre primavera e os animais eram felizes."




-->
                A  Lara usava umas calças de ganga muito bonitas. As calças, para a Lara, eram muito especiais porque ela  estava sempre a utilizá-las.
            Estas calças tinham um cinto castanho, uma beira mais clara e nos bolsos cabia tudo o que ela quisesse pôr.

Matilde





Simão
“Ela também usava uma bela camisola com um lindo gato cor-de-rosa.
A Lara era muita supersticiosa. Acreditava que quando tinha um teste na escola, se levasse aquela camisola, dava-lhe muita sorte.”

--










>
“Lara também usava nos seus pezinhos umas meias cor de rosa com florzinhas brancas que a sua avó tricotava nos tempos livres.”
Rúben




-->


         “Certo dia os amigos de Lara convidaram-na para participar numa atividade dos escuteiros. Lara aceitou o desafio, mas estava um pouco preocupada porque não sabia o que lhe esperava. Mas foi uma surpresa bastante agradável. Gostou muito e divertiu-se imenso. Lara nunca pensou que ser escuteiro era tão interessante. Ficou a pensar durante uns dias sobre aquela actividade, até que resolveu pedir autorização aos pais para se inscrever nos escuteiros. Os pais ficaram surpreendidos e preocupados, mas autorizaram. Lara ficou muito contente e começou a ir às reuniões. Gostou tanto que resolveu continuar.”

Daniela Filipa



-->

“No dia seguinte, a Lara foi às compras com a mãe, estavam no hipermercado quando passaram pela parte dos acessórios femininos. Ela ficou muito entusiasmada com uma caixinha de fabrico de brincos. A Lara imediatamente foi ter com mãe e pediu-lhe muito aquela caixinha para fabricar os seus brincos. A mãe lá lhe deu a tal caixinha.
Quando chegaram a casa, a Lara que vinha muito entusiasmada foi logo fazer os seus brincos. No meio de tantas cores a Lara escolheu a cor que condizia melhor com o gato da camisola, o cor-de-rosa.”
Diana



-->
Depois de fazer os seus brincos, Lara foi conversar um pouco com a mãe. Foi nesta altura que a mãe revelou que iam viajar nas férias da Páscoa. Lara muito entusiasmada foi logo fazer as malas e preparar tudo.
Uns dias depois, quando a Lara chegou ao local onde iria passar as férias, reparou que estava muito calor e então decidiu comprar um lindo boné vermelho para se proteger do sol. Escolheu o vermelho, pois condizia com a cor dos seus lindos lábios.

João Silva



“No final das suas férias Lara veio muito contente e alegre para casa, fez novos amigos e inventou novas brincadeiras lá. No último dia antes de voltar para casa, a Lara passou por uma linda loja onde se vendia bijuterias, entusiasmada pediu à mãe para lhe comprar duas pulseiras muito bonitas que viu na montra. No final da sua viagem e no primeiro dia de escuteiros, antes da aventura começar, Lara ouviu as suas pulseiras a fazer barulho. Nisto viu um reflexo na sua camisola vindo de trás de uma árvore, foi lá e encontrou uma menina com a perna partida, Lara pegou no seu cabelo e enrolou-o na perna da rapariga nisto curo-a. A menina acordou e prometeu guardar segredo do que tinha acontecido.”

Beatriz                
  

"Então Lara como agradecimento, pegou na sua caixinha magica que estava dentro do saco preferido da Hello Kitty e deu à menina.
A menina ficou muito contente.
E foram as duas brincar."


 Maria João

-->
“No parque que a menina gostava muito de brincar. A Lara perguntou à menina:
- A que gostas de brincar?
E a menina respondeu que gostava de brincar às escondidas.
E então lá estiveram as duas a brincar no bosque.
Como já estava a anoitecer a Lara disse a menina que tinha de voltar para casa pois os seus pais já deviam estar preocupados. Lá se despediram as duas, prometendo uma à outra que iriam brincar mais vezes juntas.”
Ana Carolina

 
-->
“Num belo dia de Sol, a Lara acordou muito feliz e decidiu andar de bicicleta junto à praia para ver o mar. A mãe da Lara, sempre muito preocupada, pediu-lhe que tivesse cuidado e que voltasse cedo para o almoço.
         Assim foi, a Lara saiu de casa com o seu chapéu preferido e muito contente pedalava pelo passeio, quando uma pedra que lá se encontrava a fez desequilibrar e cair. Foi uma grande queda e a Lara ficou no chão com dores em todo o corpo. Apetecia-lhe chorar e chamar pela sua mãe, mas sabia que estava sozinha e isso deixava-a ainda mais triste. Foi nesse momento que apareceu um menino que lhe disse que a ia ajudar a levantar e que com o penso especial que ele lhe ia dar, ela num instante se sentiria muito melhor.
         A Lara ficou muito agradecida pelo que aquele simpático menino fez por ela, mesmo sem a conhecer.”
  Daniel 


“Esse menino foi muito simpático com ela pois não queria que ela ficasse a chorar com as dores mas aquele menino era muito amigo das pessoas. Ele era tão amigo dela que até nunca queria ser inimigo dela.”

Leandro 


“A madrinha da Lara, antes de morrer, passou-lhe os poderes de falar com a natureza. Sempre que havia alguém em perigo ela ajudava. Recorria ao seu poder para resolver todos os problemas.
O amuleto era uma pedra especial que ela trazia sempre consigo!”

Fábio     

“Nas férias de verão, Lara foi com a sua família para uma ilha no sul de França.       
Certo dia, estava a Lara na praia a construir castelos de areia, quando viu uma garrafa a flutuar no mar e foi a correr buscá-la. Lara abriu-a e encontrou um mapa do tesouro.
Quando regressou das férias, foi a correr contar a notícia aos amigos e agora têm o sonho: IR EM BUSCA DO TESOURO!
No verão seguinte, Lara foi com os seus amigos dos escuteiros à mesma ilha que tinha ido nas férias anteriores e fizeram tudo o que dizia no mapa como atravessar a floresta, passar por montanhas, rochas enormes …
Quando chegaram ao local assinalado com um X, abriram o baú e dentro dele tinha um papel que dizia: O MELHOR TESOURO É PASSAR TEMPO COM A FAMÍLIA E COM OS AMIGOS. 
Desfrutaram as suas férias na ilha e, no último dia de verão, fizeram um grande banquete ao luar. Todos gostaram e disseram:
-FORAM AS MELHORES FÉRIAS DE SEMPRE!”

Nuno

4 comentários:

  1. adorei fazer as calças da mona.
    matilde

  1. Estou ansioso por ver o que vai acontecer asseguir

  1. A mona está a ficar super gira

  1. Esta aficar muito gira a mona e a história também.

Postar um comentário