twitter
rss

A Indústria Portuguesa

Também encontramos um vídeo  sobre o setor secundário, aquele que transforma as matérias-primas que a natureza nos dá em produtos finas prontos a serem consumidos.


Agricultura do nosso país

Aqui está um video interessante sobre a matéria que demos:



Principais espécies florestais de Portugal






Países da Europa
Queremos ser experts na geografia do nosso continente por isso vamos esforçar-nos por saber o máximo de países que o compõem.

Países Lusófonos
-->
O que é a lusofonia?
“Lusofonia é o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo.”


OS CONTINENTES

A ÁSIA
A Ásia é o maior continente, com 44.936.000 km², representando cerca de um terço da área total dos continentes.
É também o mais populoso com 3,4 biliões de habitantes (dados de 1990), cerca de 3/5 da população mundial.
É na Ásia que se situa a maior elevação do mundo, o Monte Everest, nos Himalaias, com 8850 metros.
Alguns geógrafos preferem considerar a Ásia e a Europa um só continente: a Eurasia.

A AMÉRICA
Se considerado um só continente, é o 2º maior. É formado pela América do Norte, Central e do Sul. Estende-se desde o Oceano Glacial Árctico ao Oceano Glacial Antárctico.
América do Norte e Central: 23.500.000 km², com cerca de 360 milhões de habitantes (dados de 1991).
América do Sul: 17.819.100 km², com cerca de 304 milhões de habitantes (dados de 1990), representando cerca de 6% da população mundial.
É na América do Sul que se situa a maior floresta do mundo, a Amazónia, e o maior rio em área, o Amazonas. Cerca de metade do solo da América do Norte é arável. É a região mais produtiva do mundo. A região ocidental da América do Sul é dominada pela cordilheira dos Andes.

A ÁFRICA
É o 3º maior continente (22% da área total dos continentes), com 30 330 000 Km². Tem uma costa pouco recortada e situa-se quase todo na zona Tórrida, sendo por isso o mais quente. É em África que se situa o maior deserto do mundo, o Saara, e o mais comprido rio, o Nilo. Apenas 6% do deu solo é arável mas possui as maiores riquezas minerais que há no mundo.
Em 1990 tinha 627 milhões de habitantes, o que correspondia a 12% da população mundial.
O seu ponto mais elevado é o Kilimanjaro com 5.895 metros de altitude.

A EUROPA
Com 10.530.000 km², é quatro vezes menor do que a Ásia, continente a que está unida.
É o mais densamente povoado.
Apresenta uma costa muito recortada, com vários mares e penínsulas.
A OCEANIA
A Oceania é um continente que compreende a Austrália, a Nova Zelândia e inúmeras ilhas do Pacífico e Índico (mais de 10000).
Tem uma área de cerca de 9.000.000 km² e é o mais pequeno continente.
Está situada entre o Oceano Índico e o Oceano Pacífico. A Oceania é o mais pequeno continente e é pouco povoado.

A ANTÁRCTIDA
A Antárctida está permanentemente coberta de gelo (em mais de 95% da sua superfície), com uma espessura média de 2000 metros. Por essa razão não tem população nativa, sendo apenas habitada pelos técnicos das estações de pesquisa científica.
Neste continente os ventos atingem a velocidade de 300 km por hora. Nele vivem pinguins que se alimentam do que apanham no mar. Possuem penas espessas e uma camada de óleo sob a pele que os mantém quentes.
Situa-se quase todo a sul do Círculo Polar Antárctico, rodeando o Pólo Sul.
No Verão tem uma superfície de 14.200.000 Km², extensão que duplica no Inverno.


Alguns jogos sobre os continentes:  
É o maior oceano. Banha a América, a Ásia e a Oceania. Como o nome indica, as suas águas são calmas. A sua profundidade média é de 4300 metros e nele se situa o ponto mais profundo do globo: a fossa das ilhas Marianas, próxima das ilhas Filipinas, com 11 035 metros de profundidade.
Oceano Atlântico
É o segundo maior oceano e o primeiro em importância política e económica (nele se situam 2/3 dos portos mundiais). Banha a Europa, a África ocidental e a costa leste da América. Tem águas frias e agitadas. O seu nome deriva de Atlântida, ilha lendária há muito desaparecida.
Oceano Índico
Já se chamou mar das Índias. Banha parte da África, da Ásia e da Oceania. As suas águas são as mais quentes. Tem uma profundidade média de 400 metros. É uma rota importante no tráfego marítimo, sobretudo petrolífero.
 Oceano Glacial Árctico
Situa-se na região em volta do Pólo Norte. Banha os extremos a norte da Europa, América e Ásia. Durante a maior parte do ano as suas águas estão geladas. No Pólo Norte não existem terras emersas, O capacete de gelo que o ocupa flutua sobre a água do mar. De vez em quando, desprendem-se grandes massas de gelo chamadas icebergues.
Oceano Glacial Antárctico
Situa-se na região em volta da Antárctida. Durante a maior parte do ano as suas águas estão geladas.
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/1.5.htm -->
Retirado do site:
Joga estes divertidos jogos:
http://edumed.no.sapo.pt/JogoOceMar.htm

- -->
Jogo dos continentes e oceanos em inglês, muito bom:
outro em português:


SERRAS DE PORTUGAL


Esta semana estudámos e ficámos a conhecer as principais elevações de Portugal.
Aprendemos o que são serras e onde se localizam.

Descobrimos que as montanhas são grandes elevações de terreno com mais de 400m de altitude. Umas terminam de uma forma aguçada a que se dá o nome de pico. Outras terminam de uma forma arredondada a que se chama cabeço. Um grupo de montanhas forma uma serra. As serras não têm todas a mesma altitude. A altitude mede-se em metros a partir do nível das águas do mar. As maiores elevações portuguesas são o Pico, que fica na ilha do Pico, nos Açores, a Serra da Estrela e o Pico do Areeiro que fica na ilha da Madeira.
O aspeto do relevo em Portugal Continental é muito variado. No Norte e Centro, situam-se as serras de maior altitude, com enormes elevações (montes, mantanhas, planaltos) separadas por vales, onde correm os rios. No Litoral e no Sul, predominam as planícies.

Joga aqui um jogo:
 e aqui outro também giro:


#11

Os principais rios de Portugal Continental


Queres saber mais sobre os rios? Vai á página do JÚNIOR, em http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Portugal&ID=2072  e clica em cima dos nomes dos rios, assim descobrirás tudo sobre os principais rios do nosso país.


Vamos jogar com os rios, clica aqui: http://www.geografia7.com/jogo-dos-rios-de-portugal.html

Experimenta, é muito giro!
Gostas de palavras cruzadas? joga uma sobre os rios aqui: http://ebcastroverde.drealentejo.pt/ex_interactivos/rios_sopa.htm

http://ebcastroverde.drealentejo.pt/ex_interactivos/rios_sopa2.htm






#10

As Fases da Lua muito bem explicadinhas:




#9
Música dos planetas


#8

SISTEMA SOLAR
Para conhecer o Sol e os seus Planetas, um bom começo é olhar atentamente à noite para o céu. Você verá uma grande quantidade de estrelas e numa noite de lua cheia você pode perceber as diferentes tonalidades de sua superfície.
O Sol que durante o dia ilumina o nosso planeta é uma estrela como as que durante a noite vemos brilhar. Não é uma das maiores, porém é muito grande comparada com o nosso Planeta Terra.
Escolha na foto do Sol e seus planetas, por onde você vai começar a sua exploração...

O Sol é uma bola de fogo rodeada por nove planetas, que giram ao seu redor recebendo luz, calor e muitas outras formas de radiações.....
Os antigos astrônomos olhando o céu, notavam que alguns pontos luminosos moviam-se no céu entre as estrelas e que durante o ano alteravam o seu brilho. Estes corpos com movimento errante foram chamados de Planetas, que significa estrelas viajantes
Estes corpos receberam vários nomes, dados pelos diferente povos antigos: os egípcios, chineses, mesopotâmios, os gregos, romanos...
Os nomes que conhecemos hoje, foram os dados pelos romanos, lembrando os seus deuses. Júpiter Deus dos Deuses. Marte, deus da Guerra. Mercúrio, mensageiro dos deuses. Vênus, deusa da beleza e do amor. Saturno, pai de Júpiter. astrônomo00.gif - 43245 Bytes
Após a invenção do telescópio outros planetas foram descobertos: Urano (1781), Netuno (1846) além de uma infinidade de outros corpos celestes, como os asteróides e cometas.
Cometas e Asteróides
ASTERÓIDE COMETA Na foto ao lado você pode ver um cometa sendo visto a olho nu da Terra. Eles surgem no céu por algum tempo e são descritos pelo homem desde o início da nossa civilização. O cometa de Halley é talvez o mais famoso, ele aparece a cada 76 anos, a sua última aparição foi em 1986.
Os asteróides são corpos pequenos, seriam pedaços de rocha no espaço, como vemos na fotografia acima. Eles podem ser encontrados no sistema solar, principalmente na região entre o planetas Marte e Júpiter.
Retirado do site: http://www.ciencia-cultura.com/

Hoje já não consideramos Plutão um planeta, mas sim um planeta anão!!!

#7
Os movimentos da Terra

Como todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no nosso dia a dia.

 
Movimento de rotação
O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°. Esse fenômeno é realizado de oeste para leste e seu tempo de duração é de 24 horas e 56 minutos.A rotação é responsável pela alternância de dias e noites, pois, durante esse movimento, uma parte do planeta está voltada para o Sol, recebendo raios solares (dia); enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, não recebendo raios solares (noite).

O movimento de translação e as estações do ano
O movimento de translação, responsável pela alternância dos anos, é caracterizado pelo deslocamento da Terra em torno do Sol. Ele é finalizado em aproximadamente 365 dias e 6 horas. As estações do ano são definidas através do movimento de translação. Esse movimento provoca uma variação de raios solares que chegam à Terra, com isso, temos quatro estações com características distintas: outono, inverno, primavera e verão.Além da rotação e da translação, a Terra realiza outros movimentos, com destaque para a nutação (oscilação do eixo de rotação da Terra), revolução (deslocamento da Terra em torno do centro da Via Láctea) e precessão dos equinócios (movimento do eixo da Terra).
Podes também ver estes vídeos:



# 6
Construir um observatório das fases da Lua

Queres ver como surgem as fases da Lua?
Vai à nossa página das Ciências Experimentais e vê como nós fizemos!!!!


#5
Mais sobre as Fases da Lua

Aqui ficam uns videos que explicam muito bem como se sucedem as fases do nosso satélite:




#4 -->
As Fases da Lua
O planeta Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Apesar de ser o segundo corpo mais brilhante no céu, atrás somente do Sol, a Lua não possui brilho próprio, sendo iluminada pela luz solar.
Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente.
Esse fenômeno ocorre em razão do ângulo em que observamos a face da Lua iluminada pelo Sol. Cada fase da Lua tem duração de aproximadamente sete dias, influenciando nas marés e em alguns hábitos, como cortar o cabelo, pescar, entre outros.
Lua cheia: considerada por muitos como a fase mais bela, a Lua cheia se dá quando o Sol ilumina totalmente a parte da Lua voltada para a Terra.
Lua minguante: essa fase é marcada pela perda de luminosidade, na qual observamos apenas uma face iluminada, que forma uma letra C.
Lua nova: é marcada por pouca luminosidade, pois sua face voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol.
Lua crescente: considerada a fase de transição da Lua nova para a Lua cheia, a Lua crescente é caracterizada por receber luminosidade em apenas uma face (no lado oposto da minguante).

Jogos, Powerpoints e outras actividades interessantes… VÊ TUDO EM:


#3 DESCOBRIMOS UM SITE NOVO SOBRE O CICLO DA ÁGUA: http://escolovar.org/agua_ciclo.htm -->
#2
 O ciclo da água

A água surgiu no decurso de reacções químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação.
A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros factores, das reacções químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é a água.
Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra. Os primeiros seres vivos de que são conhecidos fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos Oceanos Primitivo. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes.
Todos temos o dever de contribuir para a conservação da água, porque:
  • não há vida sem água; a água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas;
  • a água é um património de todos e todos devemos reconhecer o seu valor; cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado;
  • alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos.
adaptado de Carta Europeia da Água, 1968

Na aula vimos alguns vídeos interessantes sobre esta matéria, aqui ficam para recordar:
#1
Os estados da água

Na natureza podemos encontrar a água em três estados distintos: sólido, líquido e gasoso.
Estado Líquido
À temperatura normal, a água apresenta-se no estado líquido:
- nos rios, nos mares, nos lagos;
- é nesse estado que a utilizamos para beber e para cozinhar os alimentos.
Estado Sólido
Se colocarmos uma vasilha com água num congelador, podemos observar que, passado algum tempo, a água se transformou em gelo, isto é, passou ao estado sólido.
- É com esta forma - de gelo e de neve - que a água se encontra nas regiões muito frias, quer nos mares, quer nos rios, quer nas montanhas.
Estado Gasoso
Se fervermos água numa panela, verificamos que dela sai vapor.
Se prolongarmos a fervura, isto é, passou ao estado gasoso.
É assim que se encontra no ar que respiramos
Podes ainda fazer estes exercícios:





0 comentários:

Postar um comentário