twitter
rss

#7

DISSOLVER OU NÃO, EIS A QUESTÃO
Olá amiguinhos, continuamos a realizar algumas experiências propostas pelo Projeto Ciência e Fantasia, desta vez sobre dissolução.
Começamos por aferir quais eram as nossas opiniões e conhecimentos que já tínhamos, preenchendo esta ficha:
E depois fizemos estas duas experiências:
EXPERIÊNCIA 1








EXPERIÊNCIA 2






Assim concluímos que existem alguns materiais que se dissolvem e outros não e que a dissolução é mais rápida quando a água está quente.



#6



-->
Animação das Fases da Lua
Como adoramos esta actividade. E é super fácil, apenas tivemos que recortar os quadrados e agrafá-los por ordem, depois é só folhear rapidamente os quadrados e ver a s fases a surgir.
Faz tu também!

#5
--
-->
OBSERVATÓRIO DAS FASES DA LUA
Mais uma experiência espectacular do Projeto “Ciência e Fantasia”, cada um de nós levou para a escola a sua caixinha e criou o seu próprio observatório das fases da Lua. Sigam as instruções como nós e vejam como é fácil.














>
# 4
As Fases da Lua

Quisemos comprovar como surgem as fases da Lua.
Usamos uma bola de esferovite com um palito (daqueles dos grandes, de espetadas…), que seria a Lua e uma luz forte para fazer de sol. Todos nós experimentamos. A nossa cabeça fez de planeta Terra. Levantamos a bola de esferovite um pouco acima da nossa cabeça e fomos rodando o nosso corpo lentamente para a esquerda, no sentido anti-horário. Depois fizemos o registo em papel das fases que observamos.



Chegamos a esta conclusão:
Agora faz tu:

#3
“É só o calor que derrete o gelo?”
Eis uma bela questão, apresentada pela Daniela, que nos trouxe a sua Enciclopédia Ilustrada sobre “A Água – tudo sobre experiências”.
A nossa colega, escolheu esta belíssima experiência onde pode comprovar que o sal derrete o gelo, razão pela qual o sal é usado para derreter o gelo das estradas.
Olhem que cientista tão empenhada:






















Para quem estiver interessado também nos deixou outras experiências sobre a temática que temos vindo a abordar nas nossas aulas de Estudo do meio. Aqui estão elas, para quem quiser experimentar.
Neste cantinho pretendemos divulgar as atividades experimentais que vamos realizando, quer no âmbito do programa do 4ª ano, quer no âmbito do Projeto "Ciência e Fantasia", no qual estamos inseridos.

#1 Experiência da Condensação, ou o copo molhado





Quisemos ver como se acontecia a condensação. Colocamos num goblé com água à temperatura ambiente, da torneira, umas pedrinhas de gelo. Depois foi só esperar um bocadinho e ver formar-se na parte exterior do copo umas gotinhas pequeninas. Deu-se a condensação!!!!

#2 Experiências com a solidificação

Copo vazio, ou afinal não?

Colocamos um copo vazio no congelador, deixamo-lo lá cerca de meia hora. Sabem o que aconteceu? Quando o tiramos o copo tinha uma leve camada de gelo, muito leve mesmo, como se o copo estivesse branco. E porque é que isso aconteceu? Na verdade o copo não estava assim tão vazio, tinha vapor de água, da atmosfera e esse vapor, dentro do congelador congelou.

Do líquido ao sólido
Vertemos um pouco de água à temperatura ambiente num recipiente e colocamo-lo no congelador, passadas duas horas estava sólido.

3 comentários:

  1. Adorei estas experiencias

  1. bons tempos

  1. bons tempos

Postar um comentário