twitter
rss

À conversa com o Professor Abílio, professor blbliotecário na nossa escola sede do agrupamento, descobrimos o blog http://livrosadentro.blogspot.pt/

Este blog, pretende incentivar para a leitura e para a dinamização desse espaço tão importante que é a biblioteca escolar.
Um blog a visitar e a adicionar na nossa barra de favoritos.

Os nossos parabéns, a quem administra, dinamiza e participa!!!

Hoje comemora-se o dia Internacional do livro, e quem melhor que um bibliotecário para nos falar sobre este diaque já se celebra desde 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes.
Assim sendo, convidamos o nosso querido professor Abílio, professor bibliotecário, que, se prontificou a vir contar-nos, na sua forma muito singular e caricata, uma "estória" para assinalar tão preciosa data.

Começou por nos falar na autora, Margaret Mahy, que era  neozelandesa (quer dizer da Novazelândia, que fica nos antípodas de Portugal, palavra cara que o professor Abílio nos explicou que quer dizer que fica do lado oposto do nosso país).
Ora Margaret Mahy escreveu a obra "O rapto da bibliotecária", o que não podia ser mais apropriado pois os bibliotecários, na nossa opinião, sabem tudo de livros, e hoje é dia do livro.


Foi de forma divertida que o professor Abílio nos contou a história de uma bibliotecária que é sequestrada por um grupo de bandidos que pretendem obter um resgate, e com os quais esta vive algumas aventuras, desde um contagiante sarampo que leva os mauzes a gostar de ler ao final romântico em que todos se tornam bonzinhos e bibliotecários muito cultos.











Depois de tão divertido "Tempo d'estórias" ainda houve um tempinho para fazermos uma "brevíssima viagem em torno do livro", onde aprendemos variadíssimoas curiosidades sobre como surgiram os livros, os tipos de livros que foram aparecendo ao longo dos tempos, os diversos suportes que foram usados para escrever e aprendemos que os nossos livros de escola são Codex.

Obrigado Professor Abílio, por partilhar connosco um pouco da sua imensa sabedoria!!!!

 
Com a ajuda do Livro de Provas Finais da Porto Editora, já andamos a treinar. As provas já são para o mês que vem, e temos que nos preparar o melhor possível.








 

Tropa - Nome comum coletivo que significa conjunto de cavalos.

Pois é, temos andado a falar muito em cavalos: na aula de Estudo do Meio aprendemos os tipos de gado e ficamos a saber que se chama gado cavalar aos cavalos, na matemática resolvemos o quebra-cabeças "O cavalo de Sam Loyd", já para não falar que andamos a jogar o Shaturanga, em que uma das peças é o cavalo que se move andando uma casa na vertical ou horizontal e depois outra na diagonal.

Depois de falar tanto em cavalos, decidimos fazer a nossa própria tropa.

Vejam como fizemos:

1º cortamos o molde




2º colamos a frente com o verso;

3º Fizemos os olhos, com o furador;


4º colocamos as molas para fazerem de pernas.


Ainda houve quem tivesse dado asas à sua imaginação tendo aplicado lã a fazer a crina e as rédeas do cavalo.

Assim ficou a nossa tropa especial:

Já ouviste falar neste jogo?
Então vai à página dos Jogos Matemáticos, aprende tudo sobre este puzzle e faz como nós.

Qual será a resposta certa?









Depois de experimentarmos o Shaturanga no clube "Ativamente" ficamos rendidos a este jogo.
Tanto melgamos a nossa professora que ela acabou por nos trazer material paa fazermos o jogo nós mesmos.
Olhem como ficaram bonitos os nossos jogos e como nós nos divertimos a jogá-los:






Depois da Junta de Freguesia instalar a net na nossa sala, já podemos aceder a mais informação sobre o que vamos aprender. Hoje fizemos uma pesquisa sobre as principais espécies florestais do nosso país.
Aqui estamos nós já a observar a informação que encontramos.


 No passado dia 5, foi a final da nossa escola do SuperTmatik do 4º ano. Assim os apurados foram:

 
1º lugar: Daniela (J5)
 
2º lugar:Vasco (J4)
 
3º lugar: Nuno (J5)


 
 
Parabéns aos três!

Já foi eleito o vencedor do concurso do trabalho em família. Depois de contados os votos, venceu por grande maioria o Daniel. Que bem escolhido foi! A sua caixa estava muito bonita!

Depois dos trabalhos feitos pela Junta de freguesia da Junqueira enquanto nos aproveitavamos as tão esperadas férias da Páscoa, hoje foi dia do Sr. Presidente da Junta vir à escola e deixar todas as salas aptas a usar a internet.
Na nossa sala podemos verificar que se encontra a funcionar a 100%, pois conseguimos ir ver todas as novidades deste nosso blog.
Obrigado por nos proporcionarem mais uma ferramenta para aprendermos e desenvolvermos!



Data:14-04-2013
Horário:15h30
Local:Centro de Memória | serviço educativo
Teatro de sombras

Vem conhecer a história de Pedro e o Lobo, sob a forma de teatro de sombras, onde não só podes participar ativamente, mas ainda apurar o teu sentido musical. Ficaste curioso?.. Então inscreve-te rapidamente, pois esperamos por ti!!!
Público: crianças dos 5 aos 12 anos

Inscrições: Gratuitas mas obrigatória pelo telefone 252 617 506 ou pelo email: centro.memoria@cm-viladoconde.pt